sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Óleo Essencial do Litsea Cubeba: May Chang


por Rosangela V.Bittar
para cursos acesse: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/cursos/
para compra de livros: http://pensandonatural.com.br/categoria-produto/livros/

A planta é nativa da Ásia e cultivada principalmente na China, Malásia e Java. Foi destilada pela primeira vez nos anos 50 e é normalmente utilizada na culinária chinesa.

Litsea cubeba é às vezes chamada de May Chang ou pimenta chinesa. O óleo possui alta concentração de citral, similar à verbena e lemongrass. Por isso compete em popularidade com o lemongrass, porém este último tem efeito mais prolongado.
Sub-espécie da Lavanda com maior concentração de cânfora, é suave sedativo, repelente de insetos, analgésico e cicatrizante. É refrescante. O nome botânico: Litsea Cubeba que é uma árvore uma árvore que cresce até 10 metros, com folhas verdes brilhantes em forma de lança, em troncos finos que carrega flores brancas e frutos verdes redondos e pequenos (do tamanho de grãos de pimenta). Odor: forte, doce, cítrico Cor: amarelo palha a amarelo, Cheiro citrado, frutado, com tons florais, semelhante a lima.

Utilize em pequenas quantidades. Poderá causar irritação à pele.
Método de produção do óleo: através de destilação a vapor dos frutos da Litsea cubeba.

Propriedades: anti-séptico, anti-depressivo, adstringente, bactericida, carminativo, galactogogo, insecticida, estimulante, hipotensivo, anti-inflamatório e tónico. Atribuem-se-lhe propriedades carcinoestáticas. É considerado uma alternativa à verbena, com propriedades terapêuticas semelhantes a uma fração do custo.
A Litsea Cubeba tem um forte efeito na psiquê e é utilizado contra depressão, nervosismo, ansiedade e stress e promove clareza mental.

É um excelente tonificante e auxilia no controle da acne e pele oleosa. Também é bom para dores musculares e tensões relacionadas ao stress, indigestão. É refrescante e estimulante.Tonifica os tecidos.Efeitos: energizante, estimulante e animador.

Usos mais comuns: fraqueza física e psicológica, depressão, problemas respiratórios como bronquite e asma, estados de "baixa energia", ajuda nas doenças coronárias, estimulante digestivo, alivia a flatulência e aumenta o apetite em pessoas debilitadas, equilibra pelos e cabelos oleosos, pode ter efeitos benéficos em casos de cancro.

Propriedades psicológicas, emocionais e espirituais atribuídas pela sabedoria popular: ajuda a afastar estados de espírito negativos e energias nefastas. Cria um ambiente mais positivo e "ensolarado".

Contra-indiçações e efeitos secundários: normalmente bem tolerado mas pode ser irritante em peles mais sensíveis.

Litsea Cubeba é usado como ingrediente em sabonetes, spray de ambiente, óleo de massagem, perfumes e desodorantes.Mistura-se bem com óleo de: manjericão ou basílico, gerânio, lavanda, laranja, petitgrain, alecrim, ylang ylang, rosa, gengibre, verbena, jasmim, neroli, bergamota.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Professora, Escritora ebook: Uso Prático da Terapia Floral na Obesidade
Disponível no site: http://www.viaebooks.com.br/noticias/promocao-ebook-terapia-floral-na-obesidade/
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Cromoterapeuta
Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da
Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco.
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras – Consultas presenciais em Boa Viagem
Rua Padre Bernardino Pessoa, 633 prox. Ao colégio Sta Maria Recife – PE
Consultas também SKYPE rosangelaflorais ou via email.
Contato: rosangela.bittar@globo.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão aceitos comentáriso de pessoas que se identifiquem!